3
1

Expatriados em Angola enviaram 450 milhões USD para fora e angolanos só receberam 6 milhões USD até Julho de 2021

Banco Nacional de Angola (BNA) alerta que o grande volume de saída de dinheiro face às entradas pode ser apontado como uma das causas da pressão sobre a moeda nacional ao longo dos anos.

1
2
Fotografia
:
DR

As remessas de Angola para o resto do mundo atingiram 456,9 milhões de dólares americanos de Janeiro até Julho de 2021, Segundo dados do Banco Nacional de Angola.

Portugal recebeu a maior parte do «bolo» com 360,2 milhões de dólares norte-americanos, cerca de 79%. O valor inclui as remessas de trabalhadores portugueses em Angola e de angolanos que têm família em Portugal ou que se encontram a estudar neste país europeu de língua portuguesa.

Remessa de dinheiro - Fonte: BNA

Em seguida está Vietname e EUA, com 22,9 milhões e 19,4 milhões de dólares norte-americanos (5% e 4%), respectivamente.

No mesmo período, Angola recebeu do exterior um total de 6,4 milhões de dólares norte-americanos, sendo que Portugal representa 22% do total de remessas recebidas, seguido do Reino Unido e dos EUA com 15% e 14%, respectivamente.

Contas feitas, Angola recebeu o equivalente a 1,4% do total de dinheiro que enviou para o exterior, pelo que o BNA alerta que o volume excessivo de saídas face às entradas de remessas seja uma das causas da pressão sobre a moeda nacional ao longo dos anos.

7
Assine a Revista Digital - Economia & MercadoAssine a Revista Digital - Economia & Mercado