3
1

Exploração de ouro retomada em Janeiro de 2019

O administrador municipal do Chipindo, Daniel Salupassa anunciou, recentemente que a exploração de ouro será retomada em Janeiro de 2019 depois de ter sido interrompido há mais de 30 anos.

1
2
Cláudio Gomes
Fotografia
:
DR
Cláudio Gomes

O responsável anunciou a abertura da zona de exploração do minério a quando de uma visita do governador da Huíla, Luís Nunes.. Daniel Salupassa lembrou que os trabalhos de prospecção foram concluídos em 2017 e desde então decorrem estudos de viabilidade económica.

Assim sendo, o dirigente disse que a empresa concessionária,  Demang-SA, cumpriu com as obrigações legais que a habilitam a arrancar com a empreitada, o que cria na comunidade local alguma expectativa, tendo em conta que os jovens anseiam o o primeiro emprego.

Com efeito, o director-geral da Demang-SA, João Nunes, revelou que os trabalhos de prospecção incidiram numa área de 67 mil hectares, correspondentes a 674 quilómetros quadrados e que a empresa efectuou um investimento de aproximadamente cinco milhões de dólares norte-americanos na compra de equipamentos, a partir da África do Sul, que estão a ser montados no local.

Numa primeira fase, informou João Nunes, o projecto vai contar apenas com uma linha de produção, com capacidade para 100 a150 gramas por hora, resultados só possíveis de alcançar com tecnologia de ponta.

No quadro da chamada responsabilidade social, a Demang-SA já anunciou que as prioridades vão incidir no apoio às autoridades nos esforços de melhoramento das rodovias, abastecimento de água às populações e saneamento básico.

A empresa, disse, vai ajudar a Administração local na melhoria das rodovias, saneamento básico e em outras iniciativas de apoio às comunidades.

7