3
1

Exportação de bebidas pode atingir 750 milhões de dólares

Nos próximos cinco anos, a Associação das Indústrias de Bebidas de Angola (AIBA) pretende absolver 750 milhões de dólares exportando bebidas para o resto do mundo, anunciou o seu presidente.

1
2
Cláudio Gomes
Fotografia
:
DR
Cláudio Gomes

De acordo com Manuel Sumbula, que falava esta semana à imprensa, durante a primeira gala de homenagem às empresas de bebidas, a concretização desse desafio passa pela elaboração de um projecto sustentável de exportação, que visa levar as marcas das bebidas angolanas para o exterior, especificamente para o mercado Austral de África.

O presidente da AIBA informou que, actualmente, a produção ronda os mil e 200 milhões de litros por ano, o que representa uma facturação anual de mais de 450 mil milhões de kwanzas.

Segundo gestor, citado pela Angop, o sector de bebidas gerou 14 mil empregos directos e 45 mil indirectos, dos quais foram preteridos por conta das circunstâncias macroeconómicas, financeira e sanitária, cerca de seis mil empregos nos últimos dois anos.

O responsável informou que em quase sete anos, desde altura da criação da AIBA, os associados já investiram mais de mil milhões de dólares norte-americanos, na construção, ampliação e apetrechamento de unidades fabris.

A Associação das Indústrias de Bebidas de Angola conta com mais de 44 membros associados e é representada em seis categorias distintas: águas de mesa, sumos e nectares, refrigerantes, cervejas, cidras, vinhos, bebidas espirituosas e embalagens.

7
Assine a Revista Digital - Economia & MercadoAssine a Revista Digital - Economia & Mercado