3
1
PATROCINADO

Fábrica Têxtil do Dondo arranca com 150 trabalhadores

Redacção_E&M
17/3/2021
1
2
Foto:
DR

A unidade fabril reinaugurada esta semana, na província do Cuanza-Norte, município do Dondo, arrancou as suas actividades com apenas 150 trabalhadores.

Espera-se, até Dezembro de 2021, segundo anunciou o ministro da Indústria e Comércio, Víctor Fernandes, atingir os 600 trabalhadores de um total de 1.200 trabalhadores previstos quando a fábrica atingir os 100% da sua capacidade.

O governante debruçava-se aquando da cerimónia de reinauguração da Fábrica Têxtil Comandante Bula, ex-Satec, situada no município do Dondo, reconstruída numa área de 88 mil metros quadrados, que prestará serviços de fiação, malharia, tingimento, acabamentos, confecção de roupas e uma área de fabrico de tecidos jeans.

De acordo com o Jornal de Angola, entre os ganhos alcançados com o relançamento da actividade têxtil naquela circunscrição do País, destaca-se a criação de 1.200 postos de trabalho e a produção e fabrico de 300  mil peças de roupas ao mês, entre camisas e camisolas.

Estão disponíveis, até ao momento, duas linhas de produção, sendo uma de roupa e outra de tecidos, que segundo o ministro, tem capacidade de produzir 500 mil metros de tecidos jeans, enquanto a primeira linha de produção tem capacidade para fabricar 200 mil camisolas e 150 mil camisas.

Por outro lado, Víctor Fernandes disse também que a revitalização do projecto foi possível através de um financiamento japonês, orçado em mais 340 milhões de dólares, retirados do total geral dos 1,15 mil milhões de dólares, que permitiram também a reestruturação da Textang, em Luanda e da África Têxtil, em Benguela, com o propósito de reduzir as importações de roupas a nível do país.