O Fundo de Garantia de Crédito (FGC) concedeu até ao momento um total de 806 garantias, correspondente a um investimento global na ordem dos 330 mil milhões de Kwanzas, informou, hoje, quinta-feira, 5, em Luanda o presidente do Conselho de Administração (PCA) da instituição, Luzayadio Simba.
De acordo com o PCA, que falava na abertura do I Fórum de Garantia e Crédito em Angola, as garantias concedidas beneficiaram as médias empresas vinculadas a indústria transformadora.
No quadro das medidas emergenciais gizadas pelo Executivo, acrescentou o Luzayadio Simba, o FGC foi capitalizado no valor global de 50 mil milhões Kwanzas para alavancar a produção nacional nos sectores da agricultura, pecuária, pesca bem como serviços de apoio a indústria transformadora.
“Com esta capitalização, ambicionamos, nos próximos quatro anos, duplicar os resultados acima mencionados e prestar maior atenção as micro empresas e as famílias camponesas, que de uma maneira geral, contribuem com cerca de 90% dos produtos agrícolas que chegam às mesas das famílias angolanas”, disse.
O responsável aproveitou a ocasião para informar que o FGC está a levar em curso a celebração de acordos com diversos bancos para implementar o Plano de Aceleração e Fomento de Garantia de Crédito de tal forma que as empresas ávidas de obter financiamento o façam em condições mais céleres e simplificadas a partir da adopção de um portfólio único.