3
1
PATROCINADO

Filmes angolanos em destaque no Arquitecturas Film Festival Lisboa

Isabel Bernardo
3/6/2021
1
2
Foto:
DR

Três filmes angolanos produzidos pela Geração 80 estão selecionados para a 8ª edição do Arquitecturas Film Festival Lisboa, um evento a decorrer até 6 de Junho de 2021, no cinema São Jorge.

Trata-se dos documentários “Do Outro lado do mundo” de Rui Sérgio Afonso, “Para lá dos meus passos” de Kamy Lara e o filme “Ar Condicionado” do realizador Fradique.

O evento que terá como abertura o documentário “Para lá dos meus passo”, conta com a presença de Angola como convidado de honra, que se fará presente com 11 conteúdos cinematográficos, entre eles “Elinga Teatro 1988/2018”, “Uma festa para viver”, “afectos de betão- Zopo lady”, “Luanda: A fábrica da música”, “O herói”, “Ailha dos cães”, “Mulheres” e “Cartas de Angola”.

De acordo com o comunicado de imprensa, o filme Ar Condicionado está nomeado como melhor Longa de Ficção, numa edição em que Angola é o país convidado do festival que tem a jornalista Marta Lança como curadora.

“Os angolanos têm vivido experiências extremas como a conquista pela independência, conflitos bélicos de longa duração, amarguras políticas e alta oscilação económica. A festa nunca para, nem nos momentos de mágoa. Alegria um modo de luta ou de alienação? Cada dia se acorda numa Luanda de resistência. A confluência de tempos de regimes é visível na arquitetura, colonial, dos sobrados esclavagistas ao modernismo tropical, do Português suave ao neo-liberalismo, passando pelo arranha-céus asiático das novas centralidades. Qualquer angolano dava um filme biográfico imperdível. Um país com pouco produção cinematográfica que é um viveiro de histórias mirabolantes à espera que uma câmera as revele. Vamos sentir o pulsar de uma grande metrópole africana e as complexidades geopolíticas angolanas, desde Cuba à China. Os ritmos electrizantes que são banda sonora da cidade”, descreve Marta Lança.