3
1

FMI encerra missão técnica em Angola

Redacção_E&M
19/12/2022
1
2
Foto:
DR

O relatório da missão técnica do Fundo Monetário Internacional (FMI) será apresentado em data a anunciar. A avaliação pós-programa será apresentada em Julho de 2023, avança uma nota do BNA. 

Consultado hoje, segunda-feira, 19, o documento informa que a reunião de encerramento da missão técnica do FMI em Angola teve lugar recentemente, em Luanda, na sede do banco central angolano no quadro do artigo IV dos seus estatutos. 

Chefiada por Amadou Sy, a equipa do FMI apresentou a sua visão sobre a política fiscal e monetária angolana, tendo atribuído nota positiva ao desempenho da economia nacional.

Segundo a nota do BNA, foram feitas igualmente recomendações para a melhoria contínua dos equilíbrios macroeconómicos, assim como abertura para novas missões de assistência técnica.

Por sua vez, as autoridades angolanas apresentaram indicadores referentes ao quadro de referência fiscal, monetária e de desenvolvimento económico, reiterando o compromisso com a manutenção do curso de reformas macroeconómicas que conduzam à estabilidade e ao crescimento económico sustentável e inclusivo. 

Recordar que a equipa do FMI manteve, desde o passado dia 5 de Dezembro, encontros com várias entidades públicas e privadas visando radiografar de forma exaustiva a situação económica e financeira do país.

Tendo em conta a ausência da ministra das Finanças, Vera Daves de Sousa, a delegação angolana foi coordenada pelo governador do Banco Nacional de Angola, José de Lima Massano, na qualidade de governador-adjunto, acompanhado dos secretários de Estado das Finanças e Tesouro, Otoniel dos Santos, da secretaria de Estado do Orçamento e Investimento Público, Juciene Cristiano de Sousa, do secretário de Estado do Planeamento, Milton Reis, bem como do vice-governador do BNA, Manuel Tiago Dias.