3
1

Fórum França-Angola prioriza relações económicas

Agostinho Rodrigues
4/3/2023
1
2
Foto:
DR

Uma parceria estratégica alicerçada na produção entre os dois países no sector agrícola e agro-alimentar.

O ministro de Estado e Chefe da Casa Civil do Presidente da República, Adão de Almeida, disse ontem, sexta-feira, 3, em Luanda, que o Fórum Económico realizado entre a França e Angola é “um sinal claro da prioridade” que os dois países dão às suas relações económicas.    

Segundo o ministro, o Executivo vê neste fórum uma oportunidade sublime para reforçar a sólida parceria entre os dois países iniciada em 1982 com a assinatura do primeiro Acordo de Cooperação Bilateral.

Na óptica de Adão de Almeida, o fórum é, também, um espaço oportuno para que empresários franceses e angolanos consolidem parcerias antigas e estabeleçam novas com vista o reforço das nossas relações comerciais.

Para Angola, referiu, França é um “importante aliado”, um parceiro estratégico nos mais diferentes domínios da vida diplomática, económica e comercial, mas também no diálogo permanente sobre as grandes questões da agenda global da actualidade.

Esta aliança consiste no facto daquele país ser o segundo maior investidor estrangeiro em Angola, principalmente devido aos investimentos feitos no sector petrolífero.

“Os nossos laços de cooperação posicionam-se em patamares relevantes”, diz, sublinhando que, o volume de comércio de bens transaccionados entre França e Angola no período de 2020-2022 ascende a cerca de USD 4 mil milhões, sendo USD 2,9 mil milhões em exportações de Angola para França e USD 1,1 mil milhões em exportações de França para Angola.

Segundo o ministro de Estado, embora a estrutura das exportações francesas para Angola seja ainda bastante dominada por equipamentos para a indústria petrolífera, começa-se já a registar uma crescente tendência de diversificação, abrangendo os domínios da alimentação, saúde, automóveis, bens de consumo, mecânica, electricidade, electrónica, computadores, perfumes e cosméticos.