3
1
PATROCINADO

Gana apresenta 'maior' sistema solar fotovoltaico flutuante da África Ocidental

Sebastião Garricha
19/6/2024
1
2
Foto:
DR

Apesar da sua promessa de diminuir a utilização de combustíveis fósseis, o projecto causou controvérsia e suscitou preocupações sobre potenciais efeitos ambientais.

O Gana apresentou um projecto de energia solar, o 'maior' sistema fotovoltaico flutuante da sub-região da África Ocidental, que deve utilizar recursos solares e hídricos, segundo notícia publicada pela Business Insider. 

Segundo o site, o projecto beneficiaria o ambiente, reduzindo a utilização de combustíveis fósseis, além da possibilidade de ajudar a costa do ouro da África Ocidental a atingir o seu objectivo de gerar 10% da sua energia a partir de outras renováveis, ​​até 2030.

Citados pelo BI, os engenheiros do projecto revelam que os painéis também proporcionam um ambiente saudável para a reprodução dos peixes abaixo deles, incentivando o desenvolvimento dos alevinos e mantendo os ecossistemas aquáticos.

Embora este projecto pareça prático, como descreve a notícia do BI, publicado na terça-feira, 17 de Junho, não foi isento de complicações. De acordo com o relatório da DW, cerca de mil pessoas em oito comunidades foram deslocadas devido à construção do projecto.

Há, também, a questão do impacto ambiental que um projecto de tão grande escala poderia desencadear. Os dados da BI dizem que a sua barragem já inundou quase um quinto do parque nacional adjacente, bem como terras agrícolas férteis. 

Aliás, revela também que os pescadores que vivem a jusante acreditam que as circunstâncias se deterioraram desde a sua construção.