O segmento de gestão de resíduos da Friburge Energies representa 75% dos proveitos da empresa em quatro anos de actividade no referido ramo, de acordo com uma nota a que a Economia & Mercado teve acesso recentemente.
O crescimento deste segmento deveu-se, segundo o referido documento, a um investimento de 10 milhões de dólares aplicados na melhoria das condições de prestação de serviços da firma. “O investimento foi distribuído pela aquisição de tecnologias, espaço para instalações, formação de quadros e acesso às licenças”, lê-se.
Sendo uma actividade de investimento intensivo e contínuo, sublinha a nota, a Friburge Energies mantém-se focada na mobilização de recursos visando liderar na prestação dos respectivos serviços.
Este serviço, salienta o documento, procura atender as necessidades das operadoras petrolíferas que operam em Angola e nos mercados sul-africano, namibiano e moçambicano.
Para o administrador-executivo da empresa, Pedro Mahinga, a Friburge Energies tem parcerias com várias operadoras, assim como com a ANPG.
“No mercado internacional, as empresas namibianas, em particular, esperam de nós a prestação deste serviço de 'A a Z', uma vez que conhecem o nosso potencial, a nossa expertise e a qualidade do nosso capital humano”, disse, citado na nota.
Actualmente conta com perto de duas centenas de colaboradores, sendo 98% nacional e apenas 2% de expatriadas. Tem as certificações ISO 9001 (Qualidade), ISO 14001 (Meio Ambiente), OHSAS 18001 (Segurança). Igualmente, detém a certificação SA 8000 e TRACE, entre outras.