3
1

Governo admite quinta recessão económica

Angola vai registar pelo quinto ano consecutivo taxas de crescimento negativas, prevendo até ao final deste ano uma recessão de cerca de 3,3% e para 2021 uma taxa global de crescimento nula.

1
2
José Zangui
Fotografia
:
DR
José Zangui

A informação avançada há quatro dias pelo ministro de Estado para a Coordenação Económica, Manuel Nunes Júnior, após a entrega da proposta de lei do Orçamento Geral do Estado (OGE) para 2021 à Assembleia Nacional.

Manuel Nunes Júnior disse que Angola tem tido um crescimento negativo desde 2016, prevendo-se que a curva negativa chegue à base em 2021, “para depois começar a crescer”.

“Para 2021, consideramos que vai ser o ano em que vamos fazer a inversão da curva. Temos uma curva negativa, vamos chegar à base para depois começar a crescer, a ideia é que em 2021 tenhamos uma taxa global de crescimento nula, zero”, frisou.

O governante considerou que apesar do quadro, “o mais importante a referir é que o sector não petrolífero vai crescer 2.1%”, o que é importante por ser o setor que mais gera empregos.

Já as perspetivas para o próximo ano “continuam envoltas em incertezas”, devido à situação global de pandemia que irá condicionar muito a dinâmica do crescimento económico a nível internacional.

7
Assine a Revista Digital - Economia & MercadoAssine a Revista Digital - Economia & Mercado