3
1

Governo aumenta capacidade de testagem de casos de covid-19

O Instituto Nacional de Luta Contra a Sida (INLS), o Hospital Militar Principal, além do Laboratório de Biologia Molecular Nacional, são os novos locais de testagem laboratorial da covid-19.

1
2
Redacção_E&M
Fotografia
:
DR
Redacção_E&M

Segundo a ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, o aumento do números das análises de amostras com testes do tipo RTPCR acontece fruto da criação de mais espaços para o efeito, que permitirá aumentar de 90 para 400 análises por dia.

Durante a actualização de dados da covid-19 no país, onde anunciou o registo de mais um caso positivo, o que fez subir para 26 o número de pessoas infectadas, a dirigente que os locais começam a funcionar entre segunda e terça-feira.

Em relação aos testes rápidos, a responsável informou que estes começaram a ser feitos prioritariamente aos técnicos de saúde que lidam directamente com os pacientes que sofrem da covid-19.

Em seguida, realçou a ministra da Saúde, todos os passageiros e membros das tripulações dos voos do dia 12 de Março e do recém-chegado de Cuba (20 de Abril), pessoas com síndrome respiratório agudo e depois as comunidades em geral.

Segundo Sílvia Lutucuta, desde o início do processo de testagem, o Laboratório de Biologia Molecular Nacional  analisou quase duas mil amostras, 26 das quais positivas. Neste momento, há 367 amostras em processamento.

Na sequência dos habituais esclarecimentos sobre a situação pandémica, a dirigente destacou o “amplo” trabalho que está a ser feito entre a área clínica e científica, contando com a colaboração de técnicos do Ministério do Ensino Superior, que trabalham na investigação e procura de soluções.

Em relação a possíveis pessoas que violaram a quarentena institucional e, alegadamente, estarem contaminadas com a covid-19, Sílvia Lutucuta disse desmentiu, afirmando não ser verdade o que se difunde nas redes sócias, sustentando que foi feito um trabalho árduo de procura dessas pessoas, envolvendo os órgãos de defesa e segurança.

A governante abordou igualmente o “caso condomínio Golden”, onde havia dois membros de uma família infectados, tranquilizando que foi feito o rastreio de quase 300 pessoas e cujos resultados serão conhecidos“muito brevemente”.

7