3
1
PATROCINADO

Governo introduz a Janela Única em 2021

Cláudio Gomes
6/8/2019
1
2
Foto:
DR

O ministro das Finanças, Archer Mangueira declarou esta semana, em Luanda, que a adopção da Janela Única do Comércio Externo em Angola está prevista para 2021.

Segundo o Jornal de Angola (JA), o dirigente fez tais declarações quando discursiva na abertura de um seminário consagrado à Janela Única do Comércio Externo, tendo decifrado como um sistema informático internacional que garante maior celeridade nas transacções comerciais e reduz os custos de importação. Este sistema vai ainda, introduzir e padronizar os processos de importação, exportação e trânsito de mercadorias.

De acordo com o ministro, depois da introdução do sistema, as autorizações, licenças e  procedimentos dos intervenientes na cadeia do comércio externo devem ser processados através de sistemas informáticos. 

Apesar do clima de tensão comercial que por vezes surge entre alguns dos blocos económicos mais importantes, o contexto internacional é cada vez mais marcado pela globalização”, disse.

Archer Mangueira disse ainda, que neste sistema informático, o operador económico submete a sua informação uma única vez e num único ponto de entrada, o que tornará acessível a todas entidades relevantes no processo. “Temos agora mais celeridade, menos custos, menos formalidades e documentação padronizada”, garantiu. 

Para o ministro das Finanças, a troca de informações entre os operadores portuários e aeroportuários, despachantes, agentes de navegação e de transportes aéreos, bancos comerciais, transitórios e importadores e exportadores é que determina a opção pela Janela Única Electrónica.