3
1

Guiné-Bissau nomeia Alto Comissário para a Covid-19

Aladje Baldé foi recentemente nomeado Alto Comissário para a Covid-19 para a Guiné-Bissau, país que neste momento confronta-se com 36 casos positivos da COVID-19.

1
2
Cláudio Gomes
Fotografia
:
DR
Cláudio Gomes

A nomeação do académico tem validade de seis meses e decorre de um despacho exarado pelo Instituto Nacional de Saúde Pública (INSP) da Guiné-Bissau. No documento, a entidade responsável pela gestão do Sistema Nacional de Vigilância em Saúde (INSP) salienta que a nomeação do professores especializado em biotecnologia é também uma chamada atenção para o alto risco de propagação da pandemia naquele país.

Aladje Baldé, de 55 anos de idade, tem um doutoramento e é um dos mais conceituados quadros guineenses, com trabalhos na área da biologia internacionalmente reconhecidos. Até a altura da nomeação pelo órgão sanitário da Guiné-Bissau, o professor desempenhou, desde 2014, a função de Reitor da Universidade Jean Piaget da Guiné-Bissau (UniPiaget).

Nos últimos dias, relata a nota de imprensa, as autoridades sanitárias da Guiné-Bissau, têm apelado ao cumprimento das recomendações sanitárias que passam, no essencial, por evitar sair de casa, sendo a circulação apenas permitida entre as 7 e 11 horas da manhã.

Dos 38 casos confirmados de Covid-19, dos quais 58% homens e 42% mulheres, grande parte está concentrada na capital.

7