3
1
PATROCINADO

Holanda reitera apoio técnico para implementação de certificação fitossanitário electrónica em Angola

Sebastião Garricha
25/9/2024
1
2
Foto:
Cedida pela fonte

Segundo o documento do MINAGRIF, uma delegação de especialistas estará em Luanda, de 13 a 19 de outubro de 2024, para análise do processo de certificação e garantia do compromisso.

O embaixador do Reino dos Países Baixos em Angola, Tsjeard Roelf Hoekstra, voltou a garantir nesta terça-feira, 24 de Setembro, apoio técnico para a implementação do sistema de certificação electrónica no País, segundo nota enviada à redacção da E&M.

Em reunião mantida com o secretário de Estado para as Florestas, João Bartolomeu da Cunha, no edifício do Ministério da Agricultura e Florestas (MINAGRIF), o diplomata holandês apresentou os objectivos deste projecto, que passam por melhorar os serviços fitossanitários em Angola através da implementação da certificação fitossanitária electrónica, capacitar os laboratórios angolanos de conhecimento nesta matéria e incluir Angola na agência de certificação global de fitossanitários.

Tsjeard Roelf Hoekstra manifestou interesse na criação de uma plataforma de logística ao longo do corredor do Lobito, que deverá permitir as exportações das várias culturas que a holanda está a investir no sector agrícola, propriamente nos frutos tropicais.

De acordo com a nota do MINAGRIF, o projecto conjunto será liderado pela Autoridade Holandesa de Segurança de Alimentos e Produtos de Consumo.

Além disso, o documento refere que uma delegação de especialistas estará em Luanda, de 13 a 19 de outubro de 2024, para uma análise aprofundada do processo de certificação e garantia do compromisso, bem como do procedimento utilizado para emissão do certificado fitossanitário.