3
1
PATROCINADO

IFC ‘larga’ 10,8 milhões de dólares para expandir cuidados de saúde em quatro países africanos

Sebastião Garricha
13/6/2024
1
2
Foto:
DR

De acordo com o Engineering, o financiamento apoiará também os planos da Lenmed e ajudará a satisfazer as necessidades de refinanciamento e capital de giro da empresa.

Cooperação Financeira Internacional (IFC, na sigla em inglês), braço privado do Banco Mundial (BM), vai conceder um empréstimo de 10,8 milhões de dólares para a implementação do projecto de expansão dos serviços de saúde em quatro países africanos, nomeadamente Moçambique, Gana, Botsuana e África do Sul.

A verba será gerida pelo provedor de saúde africano “Lenmed”, por um período de quatro anos, em que a entidade terá a missão de adquirir novas instalações, comprar equipamentos médicos, contratar e formar pessoal médico adicional, de acordo com uma publicação do site “Engineering News”.

Segundo o site, a parceria visa aumentar o acesso a cuidados de saúde de qualidade, especialmente em comunidades carenciadas dos quatro países em destaque. O financiamento, continua, apoiará também os planos da Lenmed de expansão para mais países africanos e ajudará a satisfazer as necessidades de refinanciamento e capital de giro da empresa.

Citada pelo Engineering News, a directora regional da IFC para a África Austral, Cláudia Conceição, descreve que, com base na presente iniciativa, a Lenmed deverá investir na melhoria dos seus padrões ambientais e sociais, para garantir a sustentabilidade em todas as suas operações.

“Este capital adicional irá ajudar a continuar a impulsionar a ambiciosa estratégia de crescimento, ao mesmo tempo que será cumprido o objectivo principal de criar comunidades mais saudáveis ​​e prósperas em toda a África”, afirma.

Também citado pelo site, o CEO da Lenmed, Amil Devchand, sublinha que a sua entidade atende a vários grupos de renda em todos os seus mercados, fornecendo serviços de emergência, de cuidados de saúde agudos, de trauma, cardíacos, pediátricos, maternos, tratamento de cancro, ortopedia e neurocirurgia.