3
1
PATROCINADO

Inadec encerra estabelecimentos comerciais no Luena

Redacção_E&M
13/2/2020
1
2
Foto:
DR

Uma padaria e uma farmácia, localizadas no bairro Mandembué e Nzaji, no centro e arredores da cidade do Luena, Moxico, foram encerradas, esta semana, pelo Inadec, por falta de higiene.

Segundo a Angop, a par da falta de higiene identificada na padaria, o Inadec identificou que a farmácia comercializava medicamentos com data de validade expirados.

Por conta destas infrações, os dois estabelecimentos estão proibidos de exercer actividades comerciais e devem pagar ao Estado, num período de quatro dias, uma multa no valor de 600 e 193 mil kwanzas cada.

Neste sentido, o Inadec deu também entrada, este mês, a um processo-crime à Procuradoria Geral da República local, contra o Instituto Superior Politécnico Privado do Luena (ISPP), por aumentar o preço das propinas e outros emolumentos sem anuência dos órgãos reguladores.

Em entrevista à agência nacional de notícias, o chefe dos serviços locais do Inadec, Jacob Cachipa, disse que por meio de uma denúncia e visitas de rotina, a instituição registou três transgressões económicas, que culminaram em multa.

Explicou que o Inadec trabalha numa comissão multissectorial integrada por técnicos do gabinete provincial de Inspecção e do Serviço de Investigação Criminal (SIC).