3
1

INAMET prevê mais chuvas no país. Luanda já registou quinze mortes

Em Luanda, as chuvas afectaram mais de duas mil famílias que viviam em zonas de risco.

1
2
Redacção_E&M
Fotografia
:
DR
Redacção_E&M

Depois de um balanço provisório de 15 mortes e 13 pessoas desaparecidas em Luanda, devido às chuvas que caíram durante a madrugada e manhã de sábado, 18 de Abril, em Luanda, o Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INAMET) prevê, até às 18h00 hoje, para a região Norte, a ocorrência de chuva moderada a forte, por vezes acompanhada de trovoada em alguns municípios das províncias do Zaire, Uíge, Cabinda, Malanje, Cuanza Norte, Cuanza Sul, Lunda Norte e Lunda Sul.

De acordo com a Angop, a mesma zona do território nacional terá céu parcialmente nublado, com ocorrência de chuva fraca em Luanda, Cabinda, e Bengo, assim como neblina matinal pela região. No Centro do país o céu estará pouco nublado, por quase toda região, com possibilidade de ocorrência de chuva fraca ou moderada, acompanhada, por vezes, de trovoada, em alguns municípios do Huambo, Bié e Benguela.

No  Sul, o INAMET antevê céu parcialmente nublado, em quase toda a região, com ocorrência de chuvisco, em alguns municípios da província da Huíla.

No Cuanza Sul, onde a ligação rodoviária entre os municípios do Libolo e da Quibala esteve interrompida devido ao desabamento de uma ponte sobre o rio Longolo, em consequência das chuvas, 89 pessoas da comuna do Quissongo, município do Libolo estão ao relento, devido ao desabamento de 14 residências. Para acudir os sinistrados das chuvas, o administrador municipal do Libolo, Rui Feliciano, criou uma equipa para avaliar os danos e canalizar as ajudas.

A equipa é composta por membros da Administração Municipal, forças de segurança e bombeiros.

Já em Luanda, de acordo com o balanço provisório da Comissão Provincial de Protecção Civil, as chuvas afectaram mais de 2.000 famílias, correspondente a cerca  de 10.000 pessoas que foram provisoriamente realojadas num espaço cedido pela Administração de Talatona.

7