3
1

Incógnito, um vinho "ilegal"

O Incógnito é o vinho das Cortes de Cima que melhor representa a atitude e a maneira de viver do casal Carrie, americana, e Hans Jorgensen, dinamarquês.

1
2
Fotografia
:
DR

O Incógnito é o vinho das Cortes de Cima que melhor representa a atitude e a maneira de viver do casal Carrie, americana, e Hans Jorgensen, dinamarquês. A viver no Alentejo desde 1988, tem desenvolvido um trabalho “singular e inovador”. O Incógnito é o resultado mais completo desse espírito.

Em 1988, Hans e Carrie chegaram a Portugal e, no coração do Alentejo, descobriram Cortes de Cima. Era apenas terra improdutiva com algumas construções abandonadas, mas lembrava a Carrie a sua terra natal: a Califórnia. Hans, que nascera na Dinamarca, ficou simplesmente encantado com o sol mediterrânico.

Em Londres, o tinto foi recebido pelos críticos com “rasgados elogios”. Em Bruxelas, recebeu uma medalha de Ouro no Concurso Mundial. 

Por fim, as primeiras uvas chegaram. Em 1998, nascia um Syrah “ímpar” no Alentejo: “escuro, com um equilíbrio fantástico e um final sumptuoso”, descreve o casal. Mas este vinho guardava um segredo. As regras de denominação de origem não permitiam rotular o seu vinho de Syrah. E, assim, o casal chamou--lhe “Incógnito” e apresentou-o ao mundo. Incógnito e Cortes de Cima tornaram-se num sucesso. Um Syrah do Alentejo não voltaria a ser considerado “ilegal”!

Em Londres, o tinto foi recebido pelos críticos com “rasgados elogios”. Em Bruxelas, recebeu uma medalha de Ouro no Concurso Mundial. As distinções, nos mais importantes concursos internacionais, continuam a fazer brilhar o Incógnito até aos dias de hoje. Em 2002, a Comissão Vitivinícola Regional Alentejana alterou a lista oficial e a casta Syrah foi incluída nas variedades permitidas nos vinhos com designação Vinho Regional.

Porém, a casta Syrah, tal como em 1998, continua a não ser identificada no rótulo principal da garrafa, para seguir a tradição, apesar de já ser legal desde 2002. Mas, no contra-rótulo, a pista permanece, mais precisamente através de um acróstico, para quem souber ler na vertical e decifrar o enigma: Select fruit from, Young vines, well Ripened, And hand Harvested: “frutas seleccionadas de vinhas jovens, bem maduras, e colhidas à mão”, na tradução literal.

A casta adaptou-se na herdade de forma notável, porém, nem todos os anos existe Incógnito. Apenas quando há qualidade nos vinhos da casta. A madeira das barricas, onde o Incógnito estagia por oito meses, é sempre nova, mas o tipo de carvalho foi--se alterando ao longo dos anos. No início, era utilizado apenas carvalho americano que, mais tarde, diminuiu para dar lugar ao francês.

7
Assine a Revista Digital - Economia & MercadoAssine a Revista Digital - Economia & Mercado