3
1
PATROCINADO

Inquérito avalia impacto da Covid-19 sobre as empresas

Redacção_E&M
4/9/2020
1
2
Foto:
DR

O Banco Mundial (BM) disponibilizou 500 mil dólares para financiar um estudo que determinará o impacto da pandemia da Covid-19 sobre as empresas e a implementação dos ODS.

A operacionalização do inquérito é conduzida pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE), segundo revelação feita, ontem, em Luanda, o secretário de Estado para o Planeamento, Milton Reis.

De acordo com o Jornal de Angola, que cita o responsável, o inquérito do impacto da Covid-19 sobre as empresas, com duração de seis meses, será realizado em Angola e 29 outros países por parcerias entre os governos e o Banco Mundial, estando o início marcado para Outubro do corrente ano.

No período em referência terá início entrevistas por vídeo-chamada de modo a evitar o contacto directo, como medida de prevenção do contágio.

Segundo o dirigente, que anunciou a sondagem no “briefing” semanal com os profissionais da comunicação social, relativo ao período de 25 de Agosto a 3 de Setembro.

Milton Reis afirmou, na sequência,que o sector do planeamento teve as actividades dominadas por uma introspecçãosobre o Plano Anual 2021.

“O Banco Mundial está a colaborar com váriosgovernos na avaliação do impacto da pandemia da Covid-19 no sector privado enas famílias, bem como o potencial para suportar medidas de política orientadaspara a promoção da recuperação económica”, disse o secretário de Estado doPlaneamento. 

O estudo do impacto dos ODS é,segundo o Jornal de Angola, desenvolvido numa plataforma que permite amonitorização da implementação em Angola, com a finalidade da produção doRelatório Nacional Voluntário em Junho de 2021, para apresentação ao ConselhoEconómico e Social das Nações Unidas.

A plataforma será “um mecanismoinclusivo de consulta que deverá congregar todos os pontos de vista, desde asdecisões do poder público, às do sector privado, sociedade civil,academias, instituições financeiras de desenvolvimento, executores dosprogramas de desenvolvimento e dos beneficiários finais, devendo também ser umveículo para divulgação de informações sobre os Objectivos de DesenvolvimentoSustentável”, indicou.