3
1

INSS. Benefícios tardam a chegar

Informações do INSS dão conta que, durante os primeiros quatro meses de 2019, novos contribuintes e segurados aderiram ao sistema, num total de 1.612 novos agentes e mais 23.649 segurados activos.

1
2
Fotografia
:
Arquivo

Apesar do ritmo de crescimento verificado ser superior ao dos anos anteriores, o economista Silvestre Francisco considera que os benefícios do sistema não são visíveis, por representarem “resultados ínfimos” que acabam por afectar a sua credibilidade.


Para o também docente universitário, o modelo de benefícios dos activos da providência não favorece o modo de vida dos segurados e, muito particularmente, dos pensionistas, porque o sistema angolano de segurança social encarece os rendimentos das famílias.

“Além de onerar os rendimentos das famílias, este sistema onera os lucros das empresas, porque estas contribuem com 8% dos seus lucros e não conseguem obter o retorno”. Para Silvestre Francisco as contribuições das empresas poderiam servir para criar novos negócios ou ampliar os existentes, o que permitiria a criação de novos postos de postos de trabalho e potenciais segurados.

Leia mais na edição de Julho de 2019

Economia & Mercado – Quem lê, sabe mais!

7