3
1

Investimentos de mais de 900 milhões de dólares concretizado

Cinquenta e cinco projectos de investimento avaliados em 909 milhões de dólares, foram concretizados, em Angola, de Agosto de 2018 a Fevereiro último, indicam dados da AIPEX.

1
2
Redacção_E&M
Fotografia
:
DR
Redacção_E&M

Os números foram fornecidos numa nota emitida por ocasião do segundo aniversário da Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações (AIPEX), assinalado esta semana, e dizem respeito ao período de vigência da Lei do Investimento Privado com curso legal.

Segundo o Jornal de Angola, a AIPEX declara no documento que, em razão do investimento concretizado, foram gerados 4.810 postos de trabalho e que estão em fase de implementação 199 propostas, além de três a aguardar pelo arranque do processo de implementação.

Assim sendo, as intenções de investimento incidiram, naquele período, em 1.331,5 milhões de dólares sobre o sector da Indústria e em 199 milhões sobre a Agricultura.

Deste modo, as propostas mais significativas partiram da África do Sul, com intenções de investimento equivalentes a 664 milhões de dólares, China (184 milhões), França (36 milhões, Estados Unidos (32 milhões) e Alemanha (11 milhões).

A AIPEX promove a captação de investimento no estrangeiro e exportações angolanas, assim como apoia a tramitação processual das intenções de investimento, acompanha os processos de implementação e estabelece a articulação institucional.

No período em referência, indica o Jornal de Angola na sua página da Internet, foram solicitados 840 vistos ligados aos projectos de investimento em curso, um serviço que conta com o concurso de um posto dos Serviços de Migração e Estrangeiros instalado nos domínios daAgência.

No quadro do acompanhamento e fiscalização dos projectos de investimento registados pela Agência e provisão de serviços “aftercare”, posteriores aos acordos, indica a nota citada pelo jornal público angolano, foram realizadas 350 visitas de acompanhamento em todo o país.

As operações da AIPEX permitiram a introdução de um Sistema Electrónico de Tramitação de Investimento Privado (SETIP), que permite a interacção entre investidores e a Agência em processo automatizado, facilitando o acesso ao registo de propostas de investimento 24 horas por dia.

O documento realça, no âmbito da internacionalização das empresas nacionais, o estabelecimento de cooperação com instituições externas, com a promoção de acções de formação que beneficiaram 185 operadores nacionais.

7