3
1

Investimento japonês em África atinge 20 mil milhões de dólares

O investimento privado japonês no continente africano atingiu, nos últimos três anos, os 20 mil milhões de dólares norte-americanos (USD), anunciou, esta semana, o primeiro-ministro, Shinzu Abe.

1
2
Redacção
Fotografia
:
DR
Redacção

O Chefe do Governo japonês proferiu tais declarações durante o discurso de abertura da sétima Conferência Internacional de Tóquio para o Desenvolvimento de África (TICAD7).

Na sequência da sua intervenção, de acordo com a Angop, Shinzu Abe disse que o Japão pretende elevar e promover o investimento nipônico no continente africano.

Em relação à Angola, o primeiro-ministro destacou o financiamento feito no domínio das telecomunicações, mais propriamente na viabilização da aquisição de equipamentos e serviços para instalação do cabo de fibra óptica da Angola Cables, que permite interligar o Atlântico.

Em relação aos projecto efectuados noutros países africanos, o dirigente falou do apoio que o seu país têm vindo a prestar ao Uganda e Rwanda, particularmente a nível dos projectos de infra-estruturas.

Para o Rwanda, por exemplo, o responsável japonês anunciou o existência do projecto de desenvolvimento de um satélite de telecomunicações para aquele país da Região dos Grandes Lagos.

Em relação aos projectos para o futuro, Shinzu Abe prometeu durante a sua exposição, novos projectos no domínio da educação, visando uma transformação do ensino secundário e primário no continente africano, além de participarem na formação de especialistas na área de energia e em projectos de combate aos efeitos das alterações climáticas.

Já para a saúde, adiantou a disponibilização de novos financiamentos para o fundo global. Este país asiático também mostra-se interessado na paz e estabilidade de África, razão pela qual pretende reforçar os laços de cooperação com a UniãoAfricana na prevenção de conflitos no continente.

7