3
1
PATROCINADO

José de Lima Massano é o novo ministro de Estado para a Coordenação Económica

Agostinho Rodrigues
8/6/2023
1
2
Foto:
DR

O “xadrez do Presidente” em permanente alteração, elevou José de Lima Massano de governador do BNA, a ministro de Estado para a Coordenação Económica.

O Presidente da República, João Lourenço, nomeou hoje por conveniência de serviço José de Lima Massano ao cargo de ministro de Estado para a Coordenação Económica.

Nos termos da alínea d) do artigo 119º e do n.º 4 do artigo 125º, ambos da Constituição da República de Angola, o Chefe do Estado exonerou Manuel José Nunes Júnior do cargo de ministro de Estado para a Coordenação Económica do Presidente da República, para o qual havia sido nomeado pelo Decreto Presidencial n.º 223/22, de 19 de Setembro.

José de Lima Massano foi antes exonerado do cargo de Governador do Banco Nacional de Angola (BNA), para o qual havia sido nomeado pelo Decreto Presidencial n.º 282/22, de 7 de Dezembro.

O novo ministro de Estado para a Coordenação Económica é mestre em Contabilidade e Finanças pela Universidade City University, Londres, tendo uma carreira profissional em que desempenhou o cargo de governador do Banco Nacional de Angola desde Outubro de 2017, tendo sido, igualmente, reconduzido ao cargo no dia 7 de Dezembro de 2022.

Exercera, igualmente, o cargo de governador entre Outubro de 2010 e Janeiro de 2015.

Foi Presidente da Comissão Executiva do Banco Angolano de Investimento (BAI), durante seis anos, funções que exerceu antes e depois do primeiro mandato no BNA. Anteriormente desempenhou também, durante 7 anos, funções de administrador executivo do Banco de Poupança e Crédito (BPC).

No entanto, está ainda por preencher o cargo deixado por José de Lima Massano no BNA.