1

Lançada oitava edição dos Prémios SIRIUS

Criados para reconhecer a excelência através das boas práticas de gestão das empresas, dos empresários, empreendedores e gestores, “os Prémios SIRIUS são, hoje, uma referência nacional”.

1
2
Cláudio Gomes
Fotografia
:
DR
Cláudio Gomes

Esta afirmação foi feita, esta semana, em Luanda, pela presidente do júri dos "Prémios SIRIUS", Laurinda Hoygaard,  durante a cerimónia de lançamento da 8ª edição da referida premiação.

Em declarações à imprensa, a nova presidente da mesa do júri disse que iniciativa está “mais inclusiva, mais democrática”, pelo facto de conceder maior abertura e oportunidade aos agentes comerciais de todo o país.

Deste modo, para tornar mais inclusiva e célere, a Deloite Angola (promotora do evento), colocou a disposição dos interessados um suporte electrónico (Plataforma Online)  que permite, entre outras funções, a apresentação de candidaturas.

Por outro lado, o Presidente da Deloitte, Duarte Galhardas, disse que a sua instituição vai continuar a promover “uma cultura assente nos valores de rigor, transparência e excelência” das empresas e dos seus gestores.

Acrescentando, este promotor afirmou que “o trabalho desenvolvido ao longo dos últimos anos tem tido um impacto crescente no Mercado” nacional, salientando que há “mais qualidade na informação analisada, mais rigor nos processos e uma governação mais transparente”.

Requisitos

Para o efeito, podem candidatar-se  todas empresas que operam em Angola e que tiveram, no último ano, um número igual ou superior a 200 empregados ou um volume de facturação igual ou superior a 3.000.000 de dólares ou o equivalente em Kwanzas.

Assim sendo, a mesa do júri que é composto por cinco figuras sonantes da sociedade angolana, que de forma voluntária contribuem para o reconhecimento público, não remunerado, das entidades empresariais que operam em Angola, têm a árdua tarefa de avaliar em três fases distintas, mais de duas centenas de propostas já em posse da organização. O desafio do jurado consiste na dissemelhança dos concorrentes, tendo em conta o volume de candidaturas e no número de categorias em premiação (dez).

Contudo, as instituições e as personalidades nomeadas nas referidas categorias destes prémios, serão apresentados durante o mês de Novembro, sendo que os vencedores revelados, apenas, na gala de entrega de prémios, que terá lugar no dia 29 de Novembro, emLuanda.

Membros da mesa do júri

A Mesa do júri é constituído por um corpo independente e isento: Laurinda Hoygaard (Presidente), Henda Inglês, José Severino, Fernando Pacheco eGilberto Luther.

A Deloitte atraves dos Prémios SIRIUS contribuir para acriação de uma cultura empresarial de excelência, levando os intervinientes damalha empresarial nacional a adopção de práticas laborais e de gestão baseadade padrão internacional.

Categorias do concurso

Melhor Empresa do Ano do Sector Financeiro;

Melhor Empresa do Ano do Sector Não Financeiro;

Melhor Relatório de Gestão e Contas do Sector Financeiro;

Melhor Relatório de Gestão e Contas do Sector Não Financeiro;

Melhor Gestor do Ano;

Melhor Empreendedor do Ano;

Melhor Programa de Responsabilidade Social;

Melhor Programa de Desenvolvimento do Capital Humano;

Melhor Projecto de Investimento Directo Estrangeiro;

Melhor Empresa Exportadora.

7