3
1
PATROCINADO

USAID lança novo Manual de Modelo de Gestão Comunitária de Água

Isabel Bernardo
24/3/2021
1
2
Foto:
DR

O Governo dos Estados Unidos, através da sua Agência para o Desenvolvimento Internacional (USAID) lançou, esta semana, a 2ª edição do Manual de Modelo de Gestão Comunitária de Água (MoGeCa).

De acordo com um comunicado a que a Economia & Mercado teve acesso hoje, quarta-feira, 24 de Março, a iniciativa contou com o apoio da organização Não-Governamental Development Workshop Angola (DW), em colaboração com a Direcção Nacional de Águas (DNA/MINEA).

O documento informa que o referido manual é parte de um projecto que teve a duração de seis anos e demonstrou o aumento na eficácia da gestão da água quando as comunidades têm propriedade e gestão dos recursos hídricos.

Segundo a USAID, a actualização do mesmo e a capacitação subsequente dos utentes fizeram integraram um projecto de abastecimento de água e saneamento gerido pela comunidade durante seis anos, financiado pela instituição no valor total de 1.960.000 de dólares americanos.

O documento refere também que o Governo dos Estados Unidos orgulha-se, no entanto, por contribuir para a expansão das actividades de gestão de água em comunidades vulneráveis, considerando o objectivo de melhorar a saúde dos angolanos através de um maior acesso ao abastecimento de água potável e melhores serviços de saneamento.

Com a ajuda da USAID, um total de 82.416 pessoas agora têm acesso a melhores serviços de água e saneamento; 1.723 pontos de água comunitários foram mapeados e administrados por 29 associações de utentes; e 794 grupos de água e saneamento foram criados, que incluem 1.319 zeladores para gestão dos pontos de abastecimento de água dos quais 57% são mulheres.

Além disso, lê-se, o projecto implementou campanhas de sensibilização para promover boas práticas de higiene e saúde, especialmente importantes devido a COVID-19. No final, acrescenta, 10 comunidades rurais foram declaradas livres de defecação a céu aberto, 1.170 famílias agora têm latrinas domésticas, 20 escolas primárias têm estações de lavagem de mãos que atendem a 32.410 crianças, enquanto foram formados técnicos dos níveis provincial e municipal. Devido ao sucesso do projecto, o modelo MoGeCa de gestão de água a nível comunitário está a ser implementado em todo o país.

O lançamento do manual e o encerramento do projecto foram também uma oportunidade para celebrar o Dia Mundial da Água, observado no dia 22 de Março. O evento foi organizado pela Direcção Nacional de Águas e liderado pelo Secretário de Estado das Águas, Engº. Lucrécio Costa.

Da parte do Governo dos Estados Unidos esteve o Representante da USAID em Angola, Julie Nenon, que disse, citado na nota, que o “projecto foi extremamente importante para o Governo dos Estados Unidos, sendo este o tipo de engajamento que nos apraz realizar, no auxílio às comunidades em todo o mundo para melhor gerir os recursos locais e, no final, ter uma vida mais saudável.

A USAID abraça o acesso sustentável a um abastecimento de água potável como uma ferramenta essencial para fortalecer a saúde pública, erradicar a pobreza extrema e fortalecer a resiliência”.