3
1

Lello João Francisco é o novo PCA da AIPEX

Redacção_E&M
27/12/2022
1
2
Foto:
DR

Lello Francisco assume assim o cargo de maior responsabilidade na AIPEX, numa altura de grandes desafios para o país, ao nível da atracção de mais investimento privado.

O economista Lello João Francisco é o novo Presidente do Conselho de Administração da Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações (AIPEX) de Angola. Foi empossado, na última sexta-feira, pelo ministro de Estado para a Coordenação Económica, Manuel Nunes Júnior, na sequência do Decreto presidencial de 20 de Dezembro, que deu por findo o mandato do CA anterior, liderado por António Henriques da Silva.

Segundo a página oficial da AIPEX no LinkedIn, testemunharam a tomada de posse o Ministro da Economia e Planeamento, Mário Caetano João; o Secretário de Estado para as Finanças e Tesouro, Ottoniel Dos Santos; o Secretário do Presidente da República para os Assuntos Económicos, Victor Hugo Guilherme; e o Vice-Governador do Banco Nacional de Angola (BNA), Manuel António Tiago Dias, além do colectivo de colaboradores da AIPEX.

Entretanto, foram ainda empossados Cláudia Gonçalves Pedro, Administradora Executiva; Neide Natalécia Cardoso Miguel Dos Santos, Administradora Executiva; José Chinjamba, Administrador Executivo; e José Gama Sala, Administrador Executivo.

Durante o acto, o Ministro de Estado para a Coordenação Económica, Manuel Nunes Júnior, afirmou que "a AIPEX tem um papel fundametal, o de atracção de investimento privado, quer nacional como estrangeiro, e também a promoção de parcerias de empresários nacionais e empresários estrangeiros".

Segundo o jornal Expansão, o Investimento Directo Estrangeiro (IDE) fora do sector não petrolífero continua numa tendência de declínio, depois de Angola ter captado apenas 17,4 milhões USD em financiamentos no I semestre deste ano, tornando-se o pior resultado desde 2012, estando inclusive muito abaixo dos 77,6 milhões USD captados nos primeiros seis meses de 2020, que assinalou o início da pandemia da Covid-19, ou os 80,0 milhões USD do I semestre de 2014, em plena crise do petróleo.

Biografia do novo PCA da AIPEX

Lello Francisco, natural de Malanje, de 43 anos de idade, é economista de formação. Ingressou nos quadros da ANIP – Agência Nacional para o Investimento Privado, na área técnica, mais concretamente na avaliação de projectos de investimento privado, em 2006. 

Exerceu os cargos de Chefe do Departamento e Director da área de Avaliação de Projectos de Investimento - ANIP; Chefe do Departamento de Avaliação de Projectos - UTIP, Professor de Macroeconomia, Moeda e Mercados Financeiros e Econometria.

No ano de 2018, foi nomeado a membro do Conselho de Administração e Administrador Executivo, tendo sido responsável pelos Departamentos de Avaliação de Propostas de Investimento e o Departamento de Estudos e Acompanhamento de Negócios Internacionais. Mais tarde, teve também sob o seu pelouro o Departamento de Promoção e Captação de Investimento e o  Departamento de Promoção das Exportações e Negócios Internacionais.