3
1

Literacia financeira é chave para evitar burlas

Especialistas e operadores do sector financeiro, que falavam na conferência E&M, defendem que literacia financeira é chave para evitar burlas, aumentar segurança e número de utilizadores.

1
2
Fotografia
:

Questionados sobre a questão da segurança e da possibilidade de estes novos mecanismos virem a se tornar plataformas para o cometimento de crimes, os especialista foram unânimes em defender que a literacia é o caminho mais fiável para eliminar as burlas e a criminalidade no sector, pois, referem, a criminalidade que se observa nesse campo é muito ligada a falta de conhecimento e informação sobre os processos e procedimentos.

“Só vermos a quantidade de pessoas que a boca dos «multicaixas» entregam o cartão a outros para levantar ou transferir”, referiu Eduardo Pinto, Director de Operações e Tecnologias da Unitel.

No campo da segurança, o Administrador Executivo da EMIS, Pedro Abreu, defendeu que a existência de uma marca única, ou seja, uma aplicação única, com a qual todos trabalhem e deem "imputs" pode ser solução para segurança; Pela fiabilidade que oferecerá e não só.

O posicionamento unânime foi apresentado na conferência sobre «Transformação Digital», realizada pela revista Economia e Mercado, na qual foram abordadas questões relacionadas com os novos meios, cada vez mais tecnológicos para facilitar a interação entre emissor e receptor de dinheiro.

7
Assine a Revista Digital - Economia & MercadoAssine a Revista Digital - Economia & Mercado