3
1

Luanda acolheu a 3ª Conferência Anual do PMI Angola Chapter

O Project Management Institute é uma instituição sem fins lucrativos que reune a maior comunidade de Gestores de Projectos, e o PMI Angola Chapter visa promover carreira e o sucesso organizacional.

1
2
Cláudio Gomes
Fotografia
:
DR
Cláudio Gomes

Na Conferência anual do PMI Angola realizado recentemente em Luanda, debateu-se, entre outros temas, a “Gestão de Projectos: Mudança de Paradigma” (tema central), visando apresentar uma discussão abrangente sobre gestão de projectos.

No evento em que participaram mais de uma centena de pessoas, entre gestores de empresas privadas e de instituições públicas, bem como de voluntários da organização, foram debatidos entre outros temas complementares os seguintes assuntos: Maturidade na Gestão de Projectos em Angola, Líderes Improváveis para projectos inexistentes, Gestão de Projectos na Segurança Social, entre outros assuntos relacionados com a gestão racional de projectos.

Dissertaram os temas mencionados, profissionais de diversos segmentos, assegurando o intercâmbio e a partilha de conhecimento sobre boas práticas de gestão corporativa e de experiências. Entre os palestrantes destacam-se Victor Fernandes, Francisco Pinto Leite, Fernando Fallé, Fernando Favini, José Miguel Vieira, Itamar Vieira, todos directamente ligados a gestão de projectos.

O presidente do PMI Angola, Alcides Cabral, disse, durante o discurso de abertura, que o actual contexto impõe uma urgente mudança de paradigma na forma como são concebidos os projectos de impacto social e económico, tendo defendido a necessidade de alinhar os respectivos projectos as boas práticas, internacionalmente aceites.

Acrescentando, Alcides Cabral disse que só assim será possível contribuir para a mudança de comunidade, cidade ou mesmo do mundo.

Segundo a organização, o tema central serviu para elucidar os participantes sobre a necessidade de se providenciar uma visão abrangente sobre mudanças necessárias na forma como se gerem os projectos e na utilização de metodologias adequadas a serem implementadas, independentemente do seu grau de complexidade dos mesmos.

Para alguns participantes, por outro lado, o encontro foi uma "excelente oportunidade" para aprimorar metodologias, conhecer tecnologias inovadoras, bem como elas podem ser aplicadas como meios importantes na gestão de projectos relacionados.

A 3ª Conferência Anual do PMI Angola Chapter coincidiu com celebração, em todo mundo, do 50º (quinquagésimo) aniversário do PMI Global, que somou 50 anos de compromisso com gestão de projectos e reconhecendo os profissionais por detrás de projectos que transformam o mundo.

Sobre o PMI Angola:

O Project Management Institute ® (PMI ®) é uma instituição internacional sem fins lucrativos que associa a maior comunidade de Gestores de Projectos, e o PMI Angola Chapter é a filial local que tem como objectivo a promoção da carreira e melhoria do sucesso organizacional e amadurecimento da profissão de Gestor de Projectos.

7