3
1

Luanda. 12 mil famílias beneficiam de água potável

Os moradores da localidade do Bita Tanque, no município de Belas, em Luanda, passam a consumir água potável com a inauguração de um sistema de distribuição localizado na referida zona.

1
2
Redacção
Fotografia
:
DR
Redacção

De acordo com uma nota de imprensa chegada à redacção da Economia & Mercado, a infra-estrutura beneficiará cerca de 12 mil famílias, e será inaugurado na quarta-feira, 7 de Agosto, pelo ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges.

Enquadrado no âmbito do Programa Água para Todos, tutelado pelo Governo Central, o sistema foi construído pela empresa Owini – unidade de projectos de água do Grupo Mitrelli – num período de quatro meses e, segundo o mesmo documento, vai garantir a “captação, tratamento, transporte e distribuição de água potável aos bairros”.

O projecto resulta de um consórcio entre o Ministério da Energia e Águas (MINEA) e a empresa Owini, que já beneficiou 152 localidades das províncias de Cuanza Sul, Lunda Norte, Moxico, Uíge e Zaire, (na primeira fase do Programa Água Para Todos) e outras 62 localidades nas províncias de Malanje (12) e Cuando-Cubango (50), na segunda fase do Programa Água ParaTodos.

A nota de imprensa faz referência que as infra-estruturas do Programa Água Para Todos construídas pela Owini, resultam das “mais moderna tecnologia”, que incluem sistemas de captação, tratamento e transporte de água, chafarizes, unidades combinadas de chuveiros e lavandarias, tanques de lavagem de roupa, chuveiros e torneiras, e ainda ligações a edifícios públicos.

É responsabilidade da Owini suportar os custos de operação e manutenção dos sistemas durante um ano, contando com equipas de operadores locais para garantir a boa utilização dos novos sistemas por parte das comunidades.

7