3
1
PATROCINADO

Luanda ganha Academia do Empreendedor

Cláudio Gomes
29/4/2021
1
2
Foto:
DR

Trata-se de uma infra-estrutura com capacidade para atender as necessidade formativas de 250 alunos em três turnos, localizada no município do Talatona, sul da capital do País.

Denominada Academia do Empreendedor de Luanda (AEL), o empreendimento permitirá a formação e capacitação de jovens empreendedores “com iniciativas inovadoras e negócios com potencial de crescimento”, de acordo com informações das autoridades.

Segundo a Agência Portuguesa de Notícias (Lusa), inaugurada hoje, quinta-feira, 20 de Abril, pela governadora da província de Luanda, Joana Lina Baptista, a academia se propõe também a “apoiar os jovens na constituição de microempresas”.

A EAL, escreve a Lusa, que conta com o apoio do Instituto Nacional do Emprego e Formação Profissional (Inefop), vai capacitar jovens nos domínios das tecnologias, corte e costura, cabeleireiro, culinária, literacia financeira, incubadoras de empresas, entre outros.

“Findo o prazo de formação teórico prática [três meses] a academia vai facilitar a constituição das sociedades e dos negócios, quer em nome individual ou em nome coletivo, e vai, então, pegar as ideias com maior potencial para entrarem na nossa incubadora”, afirmou o director da AEL, Inocêncio das Neves.

Após a fase de incubação, explicou o gestor, “vai fazer trabalho de diplomacia institucional, vai fazer facilitação com os investidores, com financiadores que têm recursos disponíveis, mas têm dificuldades de identificar iniciativas com potenciais”.

Joana Lina Baptista considerou a AEL como um “presente muito esperado” para os jovens da capital angolana em Abril, o mês da juventude em Angola.

“Um sonho que precisava de ser realizado. Todos nós sabemos o que esperamos da academia, as parcerias que forem firmadas, realizadas, terão o condão de fornecer as capacidades técnicas e profissionais que os jovens necessitam para caminhar”, sublinhou a governadora da província de Luanda, referindo-se ao empreendimento vocacionado para a formação de jovens empreendedores, que conta também com o apoio do Fundo das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Segundo a representante adjunta do PNUD em Angola, Mamisoa Rangers, que interveio na cerimónia de inauguração da instituição, a agência das Nações Unidas “vai apoiar na operacionalização da AEL, visando fomentar o empreendedorismo e o autoemprego”.

Esta cooperação entre as instituições, assinalou a representante do PNUD, prevê “apoiar a AEL em todos dos seus pilares fundamentais, entre eles um modelo de funcionamento estratégico sustentável, que inclui a estruturação da sua incubadora”.