Manuel Gonçalves passou a informação quando dava as boas-vindas aos presentes no "BITUR ANGOLA 2023”, fórum sobre o relançamento e promoção da bolsa internacional do turismo de Angola 2024, evento realizado em Luanda que visa impulsionar aquele sector no País.
“Luanda possui potencial para a criação de produtos turísticos capazes de atrair turistas nacionais e internacionais”, disse Manuel Gonçalves que participou do fórum em representação do governador Manuel Homem.
Na perspectiva do vice-governador da província de Luanda, a oferta turística jamais deve ficar alicerçada na hotelaria e restauração, “mas em tudo que o turista tende a valorizar”.
Desta forma, avançou, o governo da cidade capital está a trabalhar na revitalização das festividades populares dos diferentes municípios com destaque para a festa da Ilha do Cabo pelo valor cultural e turístico.
“Necessitamos de dar valor turístico as nossas diversas manifestações religiosas, como as peregrinações, procissões e outras formas que podem ser classificadas e transformadas em activos e produtos turísticos”, declarou o vice de Manuel Homem na administração da capital do País.
Na ocasião, o ministro da Cultura e Turismo, Filipe Zau, considerou o turismo um factor determinante para a diversificação da economia e empregabilidade da população angolana economicamente activa.
“O País possuiu um potencial turístico que quando explorado de maneira estratégica se pode tornar numa força motriz para nova era económica”, disse o ministro no evento internacional, realizado a 20 de Novembro de 2023, em Luanda.
Ainda para aquele auxiliar do Titula do Poder Executivo, o País dá um sinal de abertura e convida investidores, operadores turísticos e líderes empresariais visionários para participarem da construção de uma nova Angola através do sector do turismo.