3
1

Lula da Silva de volta à Presidência do Brasil

Redacção_E&M
1
2
Foto:
DR

O candidato do Partido dos Trabalhadores (PT, esquerda) foi eleito Presidente da República do Brasil, ao derrotar o opositor Jair Messias Bolsonaro (extrema-direita), de acordo com a imprensa local.

Segundo o portal de notícias Visão, Luís Inácio Lula da Silva venceu na maior parte dos países na Europa, Ásia e em África. Em Angola, o líder do PT venceu com 53,9% dos votos, contra os 43% de Bolsonaro.

Até ontem, 30 de Outubro, informações veiculadas pela imprensa internacional, cintando órgãos de comunicação social brasileiros, davam conta que as autoridades eleitorais tinham conferido um total de 98,81% dos votos, resultando em 50,83% dos votos para Lula da Silva, contra o Presidente cessante, Jair Bolsonaro, que obteve 49,17% dos votos validados.

Fora do Brasil

Na Europa, segundo o portal de notícias Visão, Lula da Silva obteve mais votos em 14 dos 18 países onde os brasileiros podiam votar. “Também na Rússia o líder do PT arrecadou a maior percentagem de votos, conseguindo o dobro dos votos de Jair Bolsonaro”, lê-se.

Na Áustria, por exemplo, Lula da Silva obteve 960, enquanto Bolsonaro conseguiu 379. Na Dinamarca, Lula da Silva 1047 e Bolsonaro 198. Já na França, o líder do PT obteve 7885 e Bolsonaro conseguiu 1622. Contudo, na Grécia, Lula da Silva obteve apenas 193, contra 242 Bolsonaro.

Ainda de acordo com o portal Visão, Lula da Silva também venceu no resto do mundo, nomeadamente na Nova Zelândia, Austrália, na Coreia do Sul e Palestina. “O actual presidente ficou, até agora, à frente na Grécia, em Israel e no Japão”, informa.

Em Portugal, os dados oficiais indicavam que em Lisboa confirmam que Lula da Silva venceu na capital, com 64,5%, o que equivale a 12872 votos. Jair Bolsonaro, no entanto, obteve 34,5% dos votos, 7085 do total de votos. Estavam 45273 brasileiros aptos para votar em Lisboa, mais 113% relativamente a 2018. Este é o maior colégio eleitoral no exterior do Brasil.

No Porto, a vitória de Lula foi ainda mais expressiva, conseguindo 64,8% dos votos, mais 5% de votos relativamente à primeira volta. O atual presidente obteve 35,2% dos votos, ou seja, 5134.

Em Faro as contagens dos votos dão a vitória ao líder do PT, que conseguiu 52% do total de votos (Bolsonaro arrecadou 48%).

Estavam registados 80896 eleitores brasileiros para votar em Portugal – o País estrangeiro com mais votantes brasileiros – na segunda volta das presidenciais. Os eleitores votaram, além do Porto e em Lisboa, também no consulado em Faro, onde havia 5525 pessoas aptas para votar.

Realiza-se hoje a segunda volta das eleições brasileiras: na primeira volta, Lula da Silva obteve 48,4% dos votos e o atual Presidente, candidato do Partido Liberal, ficou atrás, conquistando 43,2% dos votos.