3
1
PATROCINADO

Mais de 200 mil pessoas aderem ao é-Kwanza

Redacção_E&M
21/10/2020
1
2
Foto:
DR

Mais de 200 mil pessoas, na sua maioria não bancarizadas, que trabalham no mercado informal, já aderiram a plataforma é-Kwanza, produto do BAI, criado para estimular a inclusão financeira.

Com o é-Kwanza é uma "wallet", um produto de base financeira desenhada pelo BAI.

Trata-se de um produto que foi revitalizado pelo Banco Angolano de Investimento, de modo a torná-lo mais acessível, sobretudo, para as que têm dificuldades em aderir aos serviços financeiros.

De a cordo com o Angop, que cita o assessor da Comissão Executiva deste banco, Nuno Viegas, que procedeu, nesta terça-feira, a apresentação do produto a Associação Industrial de Angola (AIA), em videoconferência, o BAI pretende atingir, até 2021, um milhão de pessoas com o seu produto e até 2025 10.6 milhões de usuários.

Segundo a agência de notícias, esta cifra inclui utentes de smartphones aos de telemóveis mais simples, todos podem aderir ao é-Kwanza, mesmo sem Internet.

Nuno Veiga disse ainda que com a plataforma “mobile Money” é possível resolver problemas específicos relacionados com o apoio às famílias, criar literacia financeira, educação sobre poupança, apoio de iniciativas de micro-crédito e transferências sociais monetárias, está última com a parceria do UNICEF.

De acordo com a Angop, entre as oportunidades apresentadas deste “mobile Money”, destaca-se  a redução do risco operacional, acesso aos mercados informais, facilidade de "onboarding" de Fintechs, banca de proximidade, aumento de receitas partilhas, entre outros.

"Hoje, manusear dinheiro físico acarreta vários riscos. Está é uma ferramenta que vai reduzir os custo operacionais", garantiu o consultor.

São intervenientes do é-Kwanza, o BAI, gestor de rede (entidade gestora de um grupo de agentes), o agente (responsáveis pela gestão dos clientes e as respectivas transacções de dinheiro electrónico e real dos mesmos), vendedor (agrega funções do cliente, agente e comerciante) e os clientes (executor da operação).

Os agentes estão a ser registados nos balcões deste banco e outros instrumentos criados para o efeito.  

Com este dinheiro electrónico com paridades directa ao Kwanza, o é-Kwanza permite ainda registar e guardar fundos dos usuários.  

De  igual modo, permite fazer transferências para indivíduos registados e não registados na plataforma, depósitos, pagamentos, como serviços sociais, água luz, Internet, impostos e outros, bem como levantamentos.

A plataforma com várias soluções,   como  IVT, APP, APIs, SMS, Web e USSD,  vai oferecer o serviço de voz, além do português e inglês, em qua línguas nacionais, como kindumdu, umbundu, cokwe e kicongo.

Como funciona

Enviar ou receber dinheiro com o é-Kwanza marca-se o *402#  e escolher-se a opção 1 dispostas no ecrã do telemóvel, de seguida a opção enviar, incerir-se o telemóvel a quem se pretende enviar o montante e o valor e de seguida o PIN.

Em termos de transacções de valores mínimos e máximos rondam os 300 mil por transacção,  600 mil kwanzas por dia, para os clientes que efectuarem o seu registado de forma  presencial ou seja, junto do agente.

Por mês estes podem ainda transaccionar três milhões de kwanzas por mês  e por ano 18 milhões de kwanzas.

Para os clientes que efectuarem o auto- registo sem que estes tenham de se apresentar junto de um agente, estes podem transaccionar 10 mil kwanzas  por transacção, 25 mil kwanzas por dia,  35 mil kwanzas por mês e 70 mil kwanzas por ano.

Para beneficiarem de outros limites transaccionais,  os mais elevados, estes devem efectuar o seu registo presencial.

O BAI assegura que foram tidos em conta todos os prováveis riscos de segurança na plataforma.

No entretanto aconselha cautelas na utilização do PIN, que não deve ser exposto.