Trata-se da “N’teka”, um ambiente virtual que proporciona experiência em compras e vendas de artigos novos e semi-novos em segurança, que conta já com 619 lojas cadastradas.
De acordo com uma nota, consultada recentemente pela Economia & Mercado, espera-se que mais de 10.000 novos compradores se juntem até Dezembro deste ano.
Lançada a 21 de Agosto de 2023, a plataforma que está disponível para download na Apple e Play Store, foi fundada por Lohani Mateus e Nohani Mateus, jovens emprendedores angolanos que identificaram e aproveitaram a necessidade de se vender e comprar numa plataforma de e-commerce efectivamente desprovida de riscos externos como burlas.
“A plataforma dispõe de uma ampla variedade de produtos de moda, beleza, roupas, acessórios, electrónicos, eletrodomésticos e móveis”, lê-se.
Para tornar a experiência de compra mais acessível e funcional, informa o documento, os dois empreendedores que regressaram ao País após concluirem a licenciatura e uma graduação na Rússia e no Japão, firmaram parcerias com players locais nas áreas do delivery (entregas) e dos meios de pagamentos electrónicos.
A PayPay África, por exemplo, é a empresa angolana responsável pela gestão dos pagamentos efetuados electronicamente pelos compradores. Já a Tupuca, a primeira plataforma on-line de e-commerce e delivery no País, deve garantir a entrega dos produtos pagos nos domicílios dos compradores.
Segundo Lohani Mateus, Co- Founder & Director-Geral da N’teka, considerando ser uma plataforma que emprega medidas de segurança de última geração, cada vendedor passa por um rigoroso processo de verificação.
“Ela diferencia-se das outras marketplaces pelo compromisso com a qualidade e autenticidade dos produtos disponibilizados e segurança. Foi implementado um rigoroso processo de verificação dos vendedores e seus produtos, garantindo que apenas itens genuínos e em boas condições sejam disponibilizados para compra”, disse.
Neste sentido, o programa de protecção ao comprador encarrega-se de garantir que o cliente receba os produtos nas condições esperadas e, na eventualidade de surgir algum problema, a equipa de suporte é chamada a resolver com rapidez e eficiência.
Segurança das transações
A segurança é um tema muito questionado quando se fala em comprar na Internet. Sobre a segurança, Lohani Mateus disse que a plataforma responde aos principais desafios do comércio electrónico em Angola, como a segurança e confiança.
“Muitos compradores e vendedores enfrentam a assustadora perspectiva de serem burlados ou sofrerem transações fraudulentas. Nosso marketplace foi criado com o objetivo de atender às necessidades dos consumidores, proporcionando uma experiência de compra única e abrangente”, tranquiliza.
De acordo com Leonel Diogo, Engenheiro de Programação da N’teka, pelo facto de ser uma aplicação que fica na nuvem 24 horas por dia, foram implementadas diversas medidas de segurança para garantir a protecção e integridade dos dados, tais como consistência DNS.
O especialista explica que esta aponta para os endereços IP correctos, facto que evita ataques de sequestros ou falsificação de DNS, garantindo que os usuários sejam sempre direcionados a versões legítimas e seguras do nosso aplicativo.
“Realizamos backups de dados regularmente e implementamos controlos de acesso rigorosos para evitar qualquer acesso não autorizado aos nossos dados contra potenciais injeções ou ataques, garantindo uma experiência segura para os nossos utilizadores”, frisou.
A outra medida de segurança, é a integridade de dados. Evita a modificação não autorizada ou adulteração de dados do aplicativo. Inclui a implementação de algoritmos criptografados para garantir a integridade dos dados durante a transmissão e armazenamento.
É um marketplace nacional de vendas e compras de artigos novos e semi-novos. É uma plataforma online inovadora que oferece uma ampla variedade de produtos para compradores e vendedores. Foi criada com o objetivo de proporcionar uma experiência de compra e venda segura, prática e confiável, conectando pessoas de forma transparente e eficiente.