3
1

Projecto de Água do Bita em Luanda vai custar 1,07 mil milhões USD

Cláudio Gomes
1
2
Foto:
DR

O montante resulta de um acordo de financiamento entre o Ministério das Finanças, o Banco Mundial e um sindicato bancário internacional, a fim de beneficiar mais de um milhão de pessoas.

Mais de mil milhões de dólares norte americanos serão disponibilizados para financiar o projecto de água do Bita em Luanda, soube a E&M de um comunicado do Ministério das Finanças.

O documento faz referência que o projecto será implementado no município de Belas, em Luanda, e vai beneficiar mais de um milhão de pessoas, com a captação de água do rio Kwanza e a construção de uma conduta de 1.600 milímetros com seis quilómetros de extensão.

Segundo o comunicado do Ministério das Finanças (Minfin), o acordo foi finalizado na passada quarta-feira, 28, num montante global de 1,07 mil milhões de dólares norte americanos, aprovado à luz do Despacho Presidencial n.º 90/21, de 11 de Junho de 2021, celebrado nos dias 24 e 26 de Junho de 2021.

Envolve, igualmente, um acordo de Financiamento com Garantia do Banco Mundial via Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD) e do Acordo de Financiamento com cobertura da Agência de Crédito à Exportação Francesa “Bpi France Assurance Export”, constituída pelo sindicato bancário liderado pelo Standard Chartered Bank .

“Após um longo período de trabalhos técnicos e legais entre as equipas do Ministério das Finanças, Ministério da Energia e Águas, EPAL e consultoria jurídica foram cumpridas todas as etapas de negociações e condições precedentes, que culminaram com a efectivação do Acordo de Financiamento”, sublinha o Ministério das Finanças.

O Ministério das Finanças informa, também, que o Banco Mundial alocou os referidos fundos provenientes do BIRD, para as despesas de reassentamento que vão se reflectir directamente na vida das populações que serão impactadas com a implementação do Projecto. “Este valor visa também garantir a aquisição de terras, de acordo com os padrões de salvaguarda do Banco Mundial”, lê-se.

O projecto Bita é um investimento público estratégico para a construção de infraestruturas de tratamento, abastecimento e armazenamento de água potável que permitirá a melhoria e expansão do serviço de abastecimento de água nas zonas urbanas e periurbanas em rápido crescimento no sul de Luanda.