3
1

Mais de seis mil diamantes apreendidos na Lunda-Norte

Quase sete mil pedras de diamantes, 19 viaturas e 275 mil dólares, foram apreendidos no âmbito da Operação Transparência, na província da Lunda Norte.

1
2
Redacção_E&M
Fotografia
:
DR
Redacção_E&M

O relatório apresentado, esta semana, na reunião da Comissão Provincial de Protecção Civil, indica que no quadro da operação de combate ao tráfico de diamantes e à imigração ilegal, foram igualmente apreendidos 3.032.550 kwanzas, 80 mil francos congoleses e meios utilizados para exploração ilegal de diamantes. A operação, que em Março de 2019 foi alargada à costa marítima, permitiu, também, a detenção de 147.379 estrangeiros, sendo 147.006 da República Democrática do Congo (RDC) e 158 oeste africanos, por situação migratória irregular.

Segundo o Jornal de Angola, todos os emigrantes ilegais foram repatriados aos países de origem. Entretanto, já no âmbito da “Operação Resgate”, foram encerradas 96 igrejas (54 por exercício ilegal da actividade religiosa e 24 por falta de instalações condignas para realização de cultos), além de 107 estabelecimentos comerciais sem requisitos para o exercício da actividade.

7