3
1
PATROCINADO

Malanje. Mais de 600 jovens concluem formação profissional

Redacção_E&M
18/12/2019
1
2
Foto:
DR

O Centro Integrado de Emprego e Formação Profissional da Maxinde, na província de Malanje, formou, recentemente, 667 jovens nas diferentes especialidades de formação.

Os técnicos foram formados nas especialidades de Alvenaria, Electricidade de Baixa Tensão, Informática, Canalização, Corte, Costura e Decoração, Serralharia, Carpintaria, Mecânica-Auto, Contabilidade Geral e Frio, dos quais, 91 mulheres.

No acto de encerramento da formação, segundo o Jornal de Angola, o chefe doServiço Provincial do INEFOP, Rui Bravo, disse que o centro “não tem absorvido a demanda dos jovens que procuram pelos seus serviços devido a redução da capacidade instalada.

“Estamos a pensar introduzir novos cursos nos próximos ciclos de formação, como Culinária e Pastelaria,” sublinhou o gestor.

Rui Bravo solicitou, entretanto, o apoio do Governo Provincial para a construção de um centro de formação no município sede da província, “para atender a procura”, ao mesmo tempo que apelou aos administradores municipais para darem prioridade aos jovens recém-formados sempre que houver vagas na função pública, “para se evitar a fuga da mão-de-obra qualificada”. 

Já o administrador municipal adjunto de Malanje para a Área Orçamental, Leonel Francisco, que encerrou a cerimónia, disse que o Governo de Angola definiu à formação de quadros em todos os domínios da economia nacional como factor de desenvolvimento, que permitirá alavancar a economia nacional. “A formação profissional não é algo estático. Devemos considerá-la como o início de uma caminhada e não como um fim”, recomendou. A província de Malanje tem quatro unidades de formação.