O ministro da Economia e Planeamento, Mário Caetano João, defendeu ontem, em Luanda, a necessidade de um contínuo desbloqueio do potencial económico de Angola e da República Democrática do Congo (RDC), transformando a riqueza potencial em riqueza real, com impacto socioeconómico.
Mário Caetano João, que falava no 2º Fórum Económico Angola – RDC, ressaltou ainda a necessidade da capacitação institucional e empresarial; aposta num capital humano forte e resiliente e um sistema financeiro-bancário e não-bancário comprometido com o financiamento à economia, com vista ao impacto no desenvolvimento.
"Este encontro não é apenas uma convergência de interesses económicos, mas também manifestação do compromisso comum de fomentar o crescimento económico de África, construindo um futuro melhor para os cidadãos”, reconheceu.
Por seu turno, o vice-primeiro ministro e ministro da Economia Nacional da RDC, Vital Kamerhe Lwa Kanyiginyi Nkingi, exortou o Executivo angolano a mostrar uma grande vontade em contribuir para o crescimento da economia global e fortalecimento das relações entre os países.
"O compromisso entre os nossos dois Chefes de Estado veio de uma certa forma incentivar as decisões tomadas nesse evento, que é uma parceria económica para um crescimento partilhado”, assinalou.