3
1
PATROCINADO

MCA Group e Samsung assinam acordo para electrificação de mais de 40 comunas em Angola

Cláudio Gomes
24/6/2024
1
2
Foto:
DR

Acordo assenta-se no Projecto de Electrificação Rural da MCA que vai distribuir energia solar em 48 aldeias das províncias de Malanje, Lunda Norte, Lunda Sul, Bié e Moxico.

A MCA Deutschland GmbH e a Samsung SDI assinaram, recentemente, um contrato para o fornecimento de produtos e serviços destinados ao desenvolvimento do Projecto de Electrificação Rural em Angola, cuja implementação permitirá iluminar mais de 200 mil casas de 48 aldeias do interior do País, de acordo com os promotores.

O Projecto de Electrificação Rural em Angola começou a ser construído em 2023 e deverá estar concluído em 2026 e inclui a construção de infra-estruturas de distribuição de ‘energia limpa’ em três fases, compreendendo 48 sistemas híbridos de geração fotovoltaica com armazenamento de energia em baterias de iões de lítio (‘mini-redes’), lê-se no comunicado a que a Economia & Mercado teve acesso. 

O documento refere que as infra-estruturas terão um funcionamento autónomo, dispensando recurso à geração a diesel (gasóleo), com uma capacidade total instalada de 719 Megawatt-hora (MWh) de energia disponível, concorrendo para diminuição de poluentes.

Para o efeito, a MCA Deutschland GmbH, empresa do Grupo MCA, emitiu ordens de compra à Samsung SDI para o fornecimento de 319 Mwh de módulos de baterias de iões de lítio E5S.

Com a implementação deste sistema, espera-se uma poupança de consumo de combustível e respectiva redução de emissões em cerca de um milhão de toneladas de dióxido de carbono (CO2) conforme prevê o plano 'Energia Angola 2025', que persegue a diversificação da matriz energética do País e garantir o acesso à electricidade a cerca de 77% da população rural.

Para o chairman e fundador da MCA, Manuel Couto Alves, é um motivo de orgulho e também de responsabilidade, uma vez que o projecto contribui para o aumento da qualidade de vida das populações. 

“O nosso objectivo é cuidar não só da nossa geração, mas, também, das gerações vindouras, para lhes oferecer um planeta mais limpo. E, por isso, procuramos sempre fornecedores e parceiros com a mesma visão, que nos disponibilizem produtos inovadores e ‘conscientes’”, frisou, citado no comunicado.

Por sua vez, o vice-presidente e director da Samsung SDI Europe GmbH, Jongsuk Lee, acredita que este projecto contribuirá para a colaboração a longo prazo de ambas as empresas, não só em África, como também onde as energias renováveis e o armazenamento de baterias se tornam parte integrante dos negócios.

O Projecto de Electrificação Rural em Angola envolve o Grupo MCA, o Governo de Angola, através do Ministério das Finanças, um consórcio de bancos representado pelo Commerzbank AG como Agente e a Agência Alemã de Crédito à Exportação - Euler Hermes (ECA).