3
1
PATROCINADO

Workshop promove prevenção da transmissão do VIH da mãe para filho

Cláudio Gomes
17/11/2021
1
2
Foto:
DR

O Projecto Saúde Móvel – Nascer Livre para Brilhar (NLPB) promoverá um evento que visa aumentar o nível de conhecimento das famílias sobre como prevenir a transmissão do VIH da mãe para filho.

A nota de imprensa a que a Economia & Mercado teve acesso esta semana, informa que o evento terá lugar amanhã, quinta-feira, 18, no Memorial Dr. António Agostinho Neto, em Luanda, a partir das 8horas.

O documento refere que durante o evento será apresentado um “programa de mensagens de voz informativas, seus pressupostos, bem como o contexto nas províncias em que será implementado o projecto”.

De acordo com a nota do Projecto Saúde Móvel – Nascer Livre para Brilhar, trata-se de mensagens destinadas para informar mulheres que se encontram em fase de gestação ou com filhos com até aos 24 meses, devidamente elaborada por especialistas de instituições públicas de saúde e de organizações da sociedade civil que actuam no sector.

“Estas mensagens têm como objectivo informar, sensibilizar e apelar as mulheres gestantes a aderirem aos programas de prevenção e redução das taxas de transmissão de VIH-SIDA de mãe para filho, enfatiza o documento.

Com esta iniciativa, informam, as mulheres grávidas saberão oportunamente do seu estado serológico e podem acautelar a transmissão vertical, da mãe para filho.

O projecto ‘Saúde Móvel: Nascer Livre para Brilhar’, conforme avança o documento, está a ser implementado nas províncias de Luanda, Cunene e Moxico, representa uma ampliação do trabalho.

A Campanha Nascer Livre para Brilhar é uma iniciativa da União Africana, da Organização das Primeiras Damas Africanas e de parceiros para abordar a crescente complacência na resposta à SIDA em África. Em Angola, o projecto é liderado pela Primeira Dama da República, Ana Dias Lourenço, apoiada por parceiros como a Unitel e a Organização Não-Governamental People in Need People in Need, que desde 2017 implementam o programa ‘Saúde Móvel’, nas unidades sanitárias das províncias do Bié, Huambo e Huíla.