3
1
PATROCINADO

MEP prevê um crescimento de menos de 1% para o sector petrolífero nos próximos cinco anos

Redacção_E&M
25/11/2022
1
2
Foto:
DR

O ministro da Economia e Planeamento, Mário João, disse que a previsão não significa a desaceleração dos investimentos a nível do sector.

Segundo o político, que interveio na Mesa Redonda do Desenvolvimento Angolano, organizado ontem, quinta-feira, 24, pelo The Business Year, para o próximo quinquénio prevê-se uma taxa de crescimento de 0,5-1% para o sector petrolífero e 4,6% para o sector não petrolífero.

De acordo com Mário Augusto Caetano João, os números decorrem de investimentos que serão feitos na agricultura, com destaque para o Planagrão (pecuária e a pesca), através da mobilização de mais de 3 mil milhões dólares.

O ministro referiu ainda que a previsão do baixo crescimento não significa desaceleração dos investimentos a nível do sector petrolífero, salientando que o que se pretende é acelerar a diversificação da economia visando diminuir a contribuição do sector petrolífero do Produto Interno Bruto (PIB).

Com o objectivo de criar acesso às áreas de produção, para a produção de grãos, serão investidos anualmente 500 milhões dólares e igualmente valor em  para em infra-estruturas, referiu o político. 

Anualmente, explicou, o Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA) terá recursos disponíveis avaliados em 300 milhões dólares, para o endividamento do sector privado e consequentemente investir na pesca continental ou marítima.

O Ministro disse, ainda, que é a primeira vez que se faz um investimento dessa magnitude no sector da agricultura ou no agronegócio. “Estes planos da pecuária, Planagrão e pescas não foram feitos apenas pelo sector da Economia e Planeamento. Estamos a ter uma abordagem bem mais transversal, portanto, contamos com a colaboração dos sectores da agricultura, finanças, e outros”, rematou.