3
1
PATROCINADO

Mercado de capitais: conflicto de interesses com fim a vista

Ladislau Neves Francisco
15/10/2021
1
2
Foto:
DR

Os bancos comerciais terão de fazer a passagem para correctoras. Os tempos para a transição já estão definidos, garante a PCA da CMC, Uini Baptista.

A questão do conflicto de interesses que leva a que os bancos comerciais vendam os activos menos atractivos aos investidores, enquanto ficam com os melhores, tem os dias contados, referiu a Presidente do Conselho de Administração da Comissão de Mercado de Capitais (CMC), Uini Baptista que falou em exclusivo a E&M.

Sem dizer o tempo exacto, a responsável referiu que já está definido um tempo limite para a transição dos bancos comerciais para correctoras. “Já há um timing definido pelo Governador do BNA e a Presidente da CMC para esta transição”, disse.

Questionada sobre a possibilidade de esta iniciativa atirar para fora do mercado de capitais os bancos mais pequenos, a PCA da CMC referiu que estes bancos terão de adaptar-se, sendo que as parcerias podem ser uma boa alternativa.

Recorde que a situação mereceu críticas directas do Governador do BNA, José de Lima Massano no Workshop de capacitação de empresários sobre o mercado de ações.