3
1
PATROCINADO

Mercado de comodities começa ainda este ano

Ladislau Neves Francisco
11/3/2022
1
2
Foto:
DR

Com actividade preparatória na fase final, Bolsa de Dívida e Valores de Angola (BODIVA) garante que mercado de mercadorias entra em funcionamento ainda em 2022.

O administrador Executivo da BODIVA, Nivaldo Matias, garantiu hoje, enquanto participava do painel de debate do terceiro fórum da Bolsa de Dívida e Valores de Angola, com o tema “A Bolsa como Instrumento Catalisador da Economia Real”, que o mercado de mercadorias (comodities), começa ainda este ano.

Segundo Aldair Costa, estão a ser criadas as condições para que seja possível materializar tal mercado, tendo acrescentado que, “já não falta muito e ainda este ano devemos conseguir iniciar o mercado de mercadoria”, finalizou o responsável que respondia a uma questão de um dos participantes do encontro.

10% do BAI vendido via bolsa

O Banco Angolano de Investimento, um dos melhores do mercado angolano, vai vender 10% do seu capital social na Bolsa de Dívida e Valores de Angola, pelo que, segundo o seu representante no encontro, tem estado a se preparar para tal, tendo já feito a reorganização societária.

O processo de preparação do BAI já vem de algum tempo. Recorde que vendeu a sua participação no BMF e vai aqui e ali fazendo ajustes de modos a que possa ter performance e postura ideal.

BFA domina prémios BODIVA

O Banco de Fomento de Angola (BFA) «varreu» os prémios entregues pela Bolsa de Dívida e Valores de Angola, tendo arrecadado pelo menos quatro dos sete prémios dados aos intervenientes que fizeram a diferença no mercado de valores mobiliários em 2021.

Dentre os prémios ganhos pelo BFA, destacam-se o maior número de integração; maior montante negociado e maior montante de vendas interbancárias.

Além do BFA que com a BFA GA, «varreram» os prémios, venceram também o BCI, na categoria menção honrosa pelo primeiro leilão em bolsa, Standard Bank Angola na categoria maior montante de compras interbancárias e BaiGest.