3
1
PATROCINADO

México concede asilo político à Evo Morales

Redacção_E&M
12/11/2019
1
2
Foto:
DR

O ex-Presidente da Bolívia, Evo Morales, anunciou, nesta semana, que está de partida para o México, país que lhe concedeu asilo político, mas prometeu regressar ao país brevemente.

"Irmãs e irmãos, parto para o México, agradecido pela abertura do Governo deste povo irmão que nos deu asilo. Dói-me abandonar o país por razões políticas, mas estarei sempre vigilante", disse Morales, na rede social Twitter, citado pelo Jornal de Angola, acrescentando que "em breve voltarei com mais força e energia".

A declaração de renúncia de Evo Morales foi feita após quase 14 anos no poder, depois de os chefes das Forças Armadas e da polícia da Bolívia terem exigido que o ex-Presidente da Bolívia abandonasse o cargo para que a estabilidade e a paz possam regressar ao país.

A Assembleia Legislativa da Bolívia recebeu, recentemente, segunda-feira a carta de renúncia de Evo Morales, em que o ex-Presidente da Bolívia diz esperar que o seu gesto evite mais violência e permita “paz social” no país que governou durante 13 anos.

A Bolívia sofre uma grave crise desde a proclamação de Evo Morales como Presidente para um quarto mandato consecutivo nas eleições de 20 de Outubro, uma vez que a oposição e os movimentos da sociedade civil alegam que houve fraude eleitoral.