3
1
PATROCINADO

Mina do Lulo factura 34 milhões de dólares

Cláudio Gomes
11/8/2021
1
2
Foto:
DR

Localizada em Capenda Camulemba, província da Lunda Norte, a Sociedade Mineira do Lulo facturou 34 milhões de dólares só no primeiro semestre deste ano.

O valor, equivalente a 21,5 mil milhões de kwanzas, resulta de uma produção e comercialização de 23 mil quilates de diamantes, conforme avançou esta semana, à Angop, o presidente do Conselho de Gerência da Sociedade Mineira do Lulo, Domingos Machado, à margem de uma reunião de balanço do subsector dos diamantes, que decorre na cidade do Dundo, na Lunda Norte.

Apesar de não ter revelado os níveis de produção e facturação do ano 2020, o gestor informou que a mina prevê produzir, até o final do ano em curso, cerca de 46 mil quilates de diamantes. A previsão, segundo a agência nacional de notícias, decorre do aumento dos níveis de produção mensal, que passaram de 1.700 para 4.300 quilates por mês.

Domingos Machado disse que durante o primeiro semestre deste ano foram extraídas mais de sete pedras de diamantes com mais de 100 quilates, e desde o início da sua exploração, em 2010, foram produzidos mais de 30.

Os blocos seis e oito foram responsáveis pela produção de 13 das mais de 30 pedras com mais de 100 quilates saídas desta mina, incluindo o maior diamante alguma vez encontrado em Angola (2016), com 404,2 quilates.

De acordo com a Angop, o presidente do Conselho de Gerência da Sociedade Mineira do Lulo informou que foram feitos até ao momento um investimento de 24 milhões de dólares norte-americanos na mina, para aquisição de equipamentos, estudos geológicos, entre outras questões.

Disse para os próximos anos, a mina prevê aumentar os níveis de produção dos actuais quatro para seis mil quilates de diamantes por mês.