3
1

MINSA e UNFPA lançam aplicação ‘Parto Seguro’ na região sul do país

Redacção_E&M
1
2
Foto:
DR

A aplicação ‘Parto Seguro’ é uma ferramenta tecnológica que vai possibilitar a formação clínica contínua e será usada por 240 profissionais de saúde da região sul de Angola.

Com o objectivo de dar resposta à necessidade da formação contínua no sector da saúde, o Ministério da Saúde angolano e o Fundo das Nações Unidas para a População (UNFPA), em parceria com a organização Maternity Foundation lançaram a aplicação Parto seguro (Safety Delivery, na versão em inglês) ontem, 17 de Novembro, na cidade de Moçâmedes, segundo uma nota divulgada a que tivemos acesso.

De acordo com a nota, Parto Seguro é uma ferramenta tecnológica que proporcionará formação clínica contínua e será usada, numa primeira fase, por 240 profissionais de saúde das regiões afectadas pela seca no sul de Angola.

A nota refere ainda que o lançamento põe em destaque a importância das soluções digitais na disponibilização de serviços e informação aos profissionais no terreno, especialmente em zonas digitalmente marginalizadas.

Por sua vez, a aplicação contém uma extensa biblioteca com documentos actualizados sobre procedimentos clínicos, vídeos com instruções clínicas e um catálogo de formações na área da saúde, que os beneficiários poderão frequentar segundo as suas necessidades e disponibilidade.

Os procedimentos-padrão disponibilizados na ‘Parto Seguro’ garantem que o atendimento de partos nas clínicas da região seja homogéneo, tanto nos centros urbanos como nas zonas rurais, segundo os promotores.