3
1

Conferência Internacional debate mobilidade

Acelerar a mobilidade através do planeamento urbano permitirá a instalação de sistemas de transportes rápidos, eficientes, ecologicos e inclusivos.

1
2
Cláudio Gomes
Fotografia
:
DR
Cláudio Gomes

Esta foi, entre outras, uma das reflexões partilhadas durante a 1ª Conferência Internacional Sobre Mobilidade realizada, esta semana, em Luanda, pelo Ministério dos Transportes, sob o lema “Identificar Desafios, Procurar Soluções”.

Os participantes do encontro defenderam a necessidade de se criar uma estratégia holística, integradora, sustentável, na prossecução de soluções inovadoras e capazes de acrescentar valor à rede de mobilidade nacional, considerando as soluções tecnológicas e ecológicas que podem ajudar a acelerar o crescimento e desenvolvimento económico de Angola.

Os prelectores nacionais e internacionais passaram em revista as questões relativas às dificuldades de deslocação e livre circulação de pessoas e bens, expectando a melhoria no sistema nacional de transportes rodoviários colectivos, públicos e privados, marítimos, ferroviário, recorrendo aos meios de transportes rápido como os metros de superfície, comboios, barcos, carros eléctricos, motociclos, que podem transitar vias integradas.

A profundidade dos desafios levantam uma análise profunda e transversal sobre a problemática da mobilidade que, segundo muitos especialistas, não é apenas uma temática exclusiva do Ministério dos Transportes e que impõe um tratamento partilhado.

Os mais de 200 participantes defenderam a necessidade de se encontrarem soluções que sejam viáveis, actuais, que reflitam a realidade social, económica, cultural do país, considerando os constrangimentos que impedem o desenvolvimento esperado.

A conferência permitiu a criação de uma plataforma que vai ajudar a criar sinergias e na elaboração de modelos de mobilidade mais sustentáveis, por meio de intervenções que remetam a uma perspectiva progressista e que inclua o meio urbano e rural.

Entre os palestrantes destacam-se as participações do CEO Mundial da Siemens Mobility, Michael Peter, do director da North & Middle Africa da Volvo Bus Corporation, José Moreira, tal como da especialista em implementação do Programa Tripartido de Facilitação de Transporte e Trânsito (TTTFP) da SADC, Nadia Zubaida.

Foram dissertados mais de 10 temas como a mobilidade enquanto motor de desenvolvimento humano e crescimento económico, o planeamento urbano enquanto caminho para a mobilidade sustentável, assim como a problemática da mobilidade urbana em Luanda, entre outras. o evento contou com a presença do titular da pasta dos Transportes, Ricardo de Abreu.

7