3
1
PATROCINADO

Moçambique: Com elementos de segurança modernos, nova série do metical já em circulação

Victória Maviluka
17/6/2024
1
2
Foto:
DR

Novas notas e moedas integram componentes que facilitam e melhoram a identificação das várias denominações por pessoas com deficiência visual.

As autoridades bancárias moçambicanas colocaram em circulação, neste domingo, 16, uma nova série de notas e moedas do metical, denominada série 2024, que traz, entre outras novidades, elementos de segurança modernos.

O ‘novo metical’ foi lançado pelo governador do Banco de Moçambique, Rogério Zandamela, a 17 de Maio, e começou a ser usado em simultâneo com a série até então em uso desde 1 de Julho de 2006.

No acto do seu lançamento, Zandamela detalhou, citado pela imprensa local, que a série beneficiou também dos avanços tecnológicos ocorridos nos últimos anos na área de impressão de notas e cunhagem de moedas.

Para além disso, acrescentou, as novas notas e moedas integram componentes que facilitam e melhoram a identificação das várias denominações por pessoas com deficiência visual.

O governador do Banco Central referiu ainda que a nova série da moeda nacional integra, na sua essência, elementos sobre a história, fauna, educação, recursos marinhos e agricultura de Moçambique.O Banco de Moçambique chama atenção que é da responsabilidade de todos zelar pela conservação das notas e moedas do metical, que entraram em circulação no Dia da Moeda, que se assinala, em Moçambique, a 16 de Junho.