3
1
PATROCINADO

Moçambique: Fórum de contas públicas aplaude extradição de ex-ministro para os EUA

Agostinho Rodrigues
29/5/2023
1
2
Foto:
DR

“O FMO acredita que a extradição de Manuel Chang para os Estados Unidos da América irá contribuir para o esclarecimento das dúvidas e incertezas”

O Fórum de Monitoria do Orçamento (FMO), uma associação de organizações da sociedade civil moçambicana, aplaudiu ontem (Domingo) a extradição do antigo ministro moçambicano Manuel Chang para os EUA, esperando que ajude a esclarecer o caso das dívidas ocultas.

“O FMO acredita que a extradição de Manuel Chang para os Estados Unidos da América irá contribuir para o esclarecimento das dúvidas e incertezas que ainda existem relativamente ao caso”, pode ler-se num comunicado em que “aplaude” e se “congratula” com a decisão do Tribunal Constitucional da África do Sul.

Apesar da condenação que já houve no julgamento em Moçambique, o FMO acredita que o processo judicial nos EUA vai ajudar a “responsabilizar os autores e restaurar ao Estado moçambicano”, os 2,7 mil milhões de dólares (2,52 mil milhões de euros) perdidos com o esquema de corrupção, através de garantias soberanas concedidas à revelia do parlamento e parceiros.

O fórum de contas públicas fez parte da contestação judicial que manteve a extradição para os EUA em cima da mesa, por oposição aos pedidos da Procuradoria-Geral da República (PGR) moçambicana para o receber.

“O FMO tem estado a acompanhar o caso desde o início, tendo submetido várias interpelações as autoridades judiciais sul-africanas, num processo que se considera um dos mais emblemáticos de litigação onde a sociedade civil teve um papel preponderante”, descreve.